2leep.com

E o homem inventou Deus


Em que Deus nós cremos ?
Jesus veio instaurar uma nova etapa para a evolução da humanidade - a etapa Espiritual! Parafraseando as lendárias palavras de Buda: " A noite do erro deixou de ensombrar a alma do homem: levanta-se no horizonte o sol da sabedoria; estão aferrolhadas finalmente as portas que levam à existência angustiosa e miserável; patenteia-se a estrada do céu.".
Oh! Como é enganosa a idéia que fazemos de nós mesmos, como seres humanos que somos. E, se isso é verdadeiro, como poderemos transcender a condição por demais superficial e artificial que é a condição humana? E como essa condição, enquanto aceita passiva e resignadamente, impede o homem de experienciar esferas mais altas, infinitas e eternas do viver pleno para o qual foi destinado originalmente?
Chegamos a um ponto de altíssimo desenvolvimento tecnológico. A Ciência penetra em todos os campos do conhecimento humano - quer na exploração das profundezas dos mares, quer na exploração do espaço sideral. No entanto, ainda é pouco, ainda é muito pouco. Encontramo-nos neste ponto... não há mais aventuras a serem empreendidas pelo homem. E a população aumenta e o mundo vai ficando pequeno demais e podemos até pensar que chegará o dia em que seremos tantos, que a cada um caberá um metro quadrado, se tanto. Aí então, se entredevorar-se-ão mutuamente. Aliás, já podemos perceber os prenúncios de tal estágio no presente.
Porém, há um mundo quase que totalmente desconhecido ainda, que é o nosso próprio mundo interior (houve um ponto na história em que o homem errou o caminho e enveredou, para não dizer escolheu, pelo caminho que nos levou até este ponto em que estamos). Dirão alguns que a Psicologia, já há muito tempo, nos descobriu este mundo. Mas, não é deste mundo que desejo falar, pois ele é por demais humano. Então de qual "mundo" estou falando? e, se existe, como chegar lá? Há algo lá? É possível?... O que nos é deconhecido desperta nossa curiosidade e nos enche de perguntas. Que bom que é assim.
Apesar de todo o progresso da Ciência, do Saber, da Técnica que possuímos, muito pouco ou quase nada se tem conseguido para chegar a este Mundo do qual estou falando. O instrumental que o conhecimento humano nos proporciona não nos é suficiente para alcançar este tal Mundo.
É preciso, antes, transcender este cárcere que é composto pelos conhecidos sentidos humanos para começar a entrar em contato com a plenitude a que temos direito. Chega de viver uma vida monótona, cheia de tédio e de insatifação, enfim, uma vida que não é Vida! O tato, o olfato, o paladar, a audição, a visão e o sentido somestésico são apenas os sentidos que conhecemos e desenvolvemos e, por isso, só conhecemos o que nos permitem tais sentidos. Aí então, vamos vivendo a nossa vida como se aquilo que pecebemos fosse a verdadeira Realidade.
Porém, e isso é fundamental, possuímos muitos sentidos além dos que usamos; são dezenas, centenas, milhares... Somos um corpo inteiramente sensitivo, voltado para a recepção de todas as forças e energias do universo e, no entanto, ficamos restritos à meia dúzia de maneiras para apreender a Realidade e, então, com estas mínimas, vulgares, quase desprezíveis percepções forjamos, para nossa própria segurança psicológica, uma realidade falsa e por isso, mentirosa e enganadora e, portanto, irreal!
Mas alegremo-nos! Já é possível dar o salto para uma Evolução Criadora, aliás, este salto já foi dado e está a nossa disposição há mais de 2000 anos. Como assim? Quem deu esse tal salto? - Alguns podem estar se perguntando e alguns outros já sabem a resposta.
Há dois mil anos atrás, mais ou menos, Jesus deu este salto e deixou o caminho aberto para quem quiser... O caminho para uma evolução criadora, para uma vida plena e abundante. Ele nos abriu as portas do Reino de Deus, embora tal Reino já estivesse dentro de nós, mas era preciso que Ele viesse para nos abrir a porta. Trata-se do Salto Espiritual.
Uma enorme interrogação surge em nossas mentes: "Se a porta foi aberta há dois mil anos, como você disse, por que não foi vista? E eu respondo - ela foi vista, por poucos, é verdade, mas foi vista.
Não foi vista por todos porque a interpretação dos judeus - Jesus era judeu - a respeito do Reino de Deus era por demais terrena, por demais de acordo com a natureza humana, sem nenhuma centelha divina aparente, ainda não se evidenciara, mas que, agora, com a chegada do Reino dos Céus, começou a manifestar-se no interior do homem e já podia começar a acender-se. Deus não pensa pequeno, como nós.
Então é preciso deixar este Reino, que está dentro de nós, manifestar-se como tal Reino que é - ESPIRITUAL! É o Espírito que fala de agora em diante, deixando a estreiteza do pensamento humano e penetrando na largueza do pensamento divino. Embora ainda num corpo material, não deve ser mais a matéria (os sentidos) que continua a falar apenas. Que se dê a palavra ao Espírito, ao imaterial que, na verdade, sempre esteve em nós, animando o corpo humano material - é o sopro da Vida, dado pelo Criador desde o início dos tempos, mas que somente com o advento de Jesus - e através dele - passa a manifestar-se, pois, antes d'Ele, vivíamos sob o domínio da Lei, dada por Deus e escrita em papel perecível - éramos por demais carnais. E somente com a Lei era impossível dar o salto para o Espiritual.
Mas agora, com o caminho já aberto por Jesus, um novo pacto foi feito, com a Boa Notícia trazida por Ele. Isso se tornou possível - o Reino de Deus chegara para habitar dentro de nós. Diante de tal Reino, de tal maravilha, somente nos resta apontar nossos passos para trilha este NOVO CAMINHO e que, por ser novo, pode muitas vezes ser mais difícil caminhar - e até mesmo encontrá-lo -, porque o ser humano prefere o velho caminho no qual já está acostumado, apesar de irreal; estamos, ouso dizer, como que viciados no velho e largar um vício não é coisa fácil, principalmente por tratar-se do que se trata, ou seja, deixar a maneira Material de pensar a vida, solidificada por milênios de tradição, para abraçar o Novo Caminho - o do Espírito, o qual só pode ser trilhado andando pelo Espírito. Mas isso não é difícil para aqueles que se dispuserem a colocar-se nas mãos sempre estendidas do Espírito Santo de Deus. E elas estão sempre estendidas aos homens, pois, fomos criados segundo os propósitos de Deus, para sermos a sua mais preciosa obra, à sua perfeita semelhança.
Qual é a idéia que fazemos de Deus? Ela tem sua origem em nossa parte humana ou divina? Material ou imaterial? Que idéia fazemos d'Ele? Será que fazemos Deus à nossa imagem, como faziam os gregos com os seus deuses? Se fazemos como os gregos, então deveremos mudar o que está escrito em Gênesis, capítulo 1, versículo 27 e, em seu lugar, escrevermos "E o Homem criou deus à sua imagem...". Uma outra pergunta se impõe: Em que tipo de Deus QUEREM que acreditemos?
Não é tarefa fácil responder a estas perguntas. Porém, não nos esqueçamos que tal como os discípulos que no princípio acompanhavam Jesus e viam tudo o que Ele fazia, custaram a perceber que Jesus era o Messias. Quão mais difícil é para nós, hoje, perceber isso. Assim, não desanimemos porque, a seu tempo, Ele se revelará àqueles que o procuram. Apenas tenhamos paciência - o Tempo de Deus não é igual ao tempo do homem.
Deus se mostra aos poucos - Ele usa conta-gotas!

Porto Filho

postado em Armazen
***

Nenhum comentário: