2leep.com

Dica para tratar Dengue com Sabugueiro

(Sabugueiro e seu uso fitoterápico)

:: Conceição Trucom ::

Resolvi mandar essa mensagem porque sei que o Doce Limão presta um serviço importante de compartilhar informações importantes da medicina natural e preventiva.Há uns 10 anos atrás, minha família e eu morávamos no interior da Bahia e o meu esposo contraiu a dengue. Naquela época nem conhecíamos a dengue, seus sintomas e implicações na saúde. Achávamos que ele estava com um resfriado forte, porque foi mais de uma semana de cama; com febre e muitas dores no corpo todo avermelhado.Até que uma vizinha, nativa daquela cidade, ao ver o estado do meu esposo disse: ele está com Dengue. Para o povo daquela cidade o tratamento é com sabugueiro: banho diário com as folhas e flores do sabugueiro + 1 xícara (chá) do chá de sabugueiro (*) 3 vezes/dia.Meu esposo tomou o banho e o chá naquela noite. No outro dia ele estava bem melhor e conseguiu sair da cama. Mensagem enviada por Débora Emília de C. Souza

Obviamente, independente desta maravilhosa dica, para prevenir e evitar o contágio com a Dengue, seguem as importantes orientações a seguir:

1. Muito cuidado - DIÁRIO - com todos locais de criadouro do mosquito em sua casa, na vizinhança e sua cidade. Cada um é responsável (e vítima potencial) pelo controle desta epidemia.

2. No momento que surgir os sintomas descritos acima (ou desconfiar), procurar imediatamente um médico ou hospital, para evitar enganos, automedicação.

3. Aumentar o consumo de líquidos e sucos com alimentos vegetais crus, como sugere a Alimentação Desintoxicante, pois manter o organismo desintoxicado e os líquidos corporais alcalinizados fortalece o sistema imunológico e afasta o ataque de mosquitos, fungos e bactérias

4. Repouso, repouso e repouso para ajudar o organismo a se recuperar, o mais rápido, das agressões deste vírus.

5. Evitar frituras e alimentos gordurosos, ou seja, evitar sobrecarga tóxica e agressões ao fígado, porque a Dengue é uma doença que pode comprometer gravemente a funções hepáticas. A melhor sugestão são sopas ou caldos de legumes, que além de muito nutritivos, ainda têm ação desintoxicante.

6. Banhos e bebidas do chá de sabugueiro (*) irão integrar e acelerar todo o processo de cura, protegendo o organismo de seqüelas.

SABUGUEIRO ou Sambucus nigra

Uso Medicinal

Não existe nada mais purificador que um banho de imersão com folhas e flores de sabugueiro. Ou mesmo um banho com o seu chá.O chá de flores de sabugueiro é muito terapêutico, tanto no físico como no corpo energético, pois limpa a aura quando proporciona necessários momentos de descarrego (fio-terra). Interessante que esta limpeza atinge inclusive a pele, pois existem receitas naturais anti-manchas com as flores desta planta. Ver nossa receita anti-manchas.

Esse maravilhoso arbusto ajuda nas inflamações, é anti-diarréico, ótimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois é anti-febrífugo quando ajuda a baixar a temperatura do corpo. É indicado para tratamentos dos órgãos femininos, atuando integrado com a Artemísia e a Tansagem. Durante o período pré-menstrual banhos de assento com flores e folhas de sabugueiro são efetivos para aliviar cólicas. Também atua nos reumatismos e na purificação dos rins, ao provocar uma sudorese com ação desintoxicante. Os antigos achavam que dentro de cada sabugueiro morava uma curandeira que tinha sido morta na inquisição de forma injusta.

Uso Energético

O sabugueiro é indicado para pessoas que estão sempre temendo perder o controle das situações. Para quem tem movimentos involuntários de origem nervosa. O sabugueiro reconstitui o EU, traz confiança e amplia os sentidos. É ótimo para pessoas que se sentem embotadas, sem conseguir agir, vendo toda sua vida através de um esquema nebuloso.

Juntamente com a Artemísia e a Tansagem, o Sabugueiro é um forte aliado das mulheres, quando atuam na reconstituição da auto-estima, centramento e equilíbrio. Ajuda a posicionar com maior clareza e lucidez o que está fora e o que está dentro de nós. O que vale a pena ser transformado e o como transformá-lo. (*)

Chá e Banho de Sabugueiro

Coloque 1 litro de água potável para ferver. Quando atingir a quase fervura desligue o fogo e acrescente 1 colher (sopa) das folhas e flores secas (ou 2 colheres das folhas e flores frescas) e deixe em infusão por 10 minutos. Tome 1 xícara (chá) 3 vezes/dia até desaparecerem os sintomas. Para o banho, multiplique a receita dependendo do tamanho da pessoa. O banho de higienização deve ser tomado e, ao final, jogue o chá forte sobre os ombros, peito e costas, deixando escorrer até os braços, mãos, ventre, pernas e pés. Se possível, evite enxugar, ou então espere escorrer bem antes de se enxugar. O banho também poderá ser de imersão. Neste caso, além de derramar o chá forte sobre a água quente contida na banheira, acrescente algumas folhas e flores.

Demais artigos sobre a Dengue:

Ação Comunitária para o Controle do Aedes aegypti


Conceição Trucom é Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.

Foto : Fitoterápicos


+++ info : O Inhame e a Dengue & Aprenda a fazer uma armadilha caseira contra o mosquito da dengue


Nenhum comentário: