2leep.com



EVENTO
Encontro Internacional de Literatura acontece no Sesc Pinheiros - São Paulo - Brasil

PanoramaBrasil




SÃO PAULO - Entre os dias 15 e 17 de julho acontece o Encontro Internacional: Literatura e Ação Cultural, uma iniciativa do SESC São Paulo, da Associação Vaga Lume e do Centro de Estudos em Leitura e Literatura – A Cor da Letra. O projeto acontece em vários espaços do SESC Pinheiros e tem como objetivo compartilhar experiências e ampliar o debate sobre o papel da literatura na formação das pessoas, sendo instrumento de ação cultural desvinculada de uma única linha metodológica.

Debates, palestras e grupos de trabalho propõem uma reflexão sobre o papel da literatura na formação de novos leitores por meio de uma ação cultural e social.

A literatura ocupa o lugar de um sonho acordado das civilizações, das manifestações poéticas, ficcionais ou dramáticas nas quais uma sociedade expressa seus valores e intenções. Antonio Cândido poeta, ensaísta, professor universitário e crítico literário.

Participam do Encontro oito palestrantes brasileiros e estrangeiros e serão apresentados 24 relatos de experiências que mostrarão projetos de leitura de diferentes locais do Brasil, em mesas coordenadas por especialistas. Durante todo o encontro serão exibidos 12 diferentes vídeos-caso sobre projetos e ações de leitura.




Abrindo as atividades o poeta amazonense Thiago de Mello, conhecido mundialmente por sua obra e pela luta em defesa dos direitos humanos, palestra sobre os encontros mediados pela Literatura para um público estimado de 1000 pessoas. No mesmo Teatro, o bibliófilo José Mindlin faz o encerramento do Encontro e concede a palavra a Ricardo Azevedo, o escritor e ilustrador falará sobre cultura popular, literatura e formação de leitores.

Programação

TERÇA • DIA 15: 19h • Teatro Paulo Autran - PALESTRA DE ABERTURA. Encontros Mediados pela Literatura com Thiago de Mello (Poeta).

QUARTA • DIA 16: 10h às 12h30 • Palestra • Teatro Paulo Autran - As Narrativas: Construção e Transmissão de Experiência Humana com Evélio Cabrejo-Parra (Pesquisador, Psicanalista e Lingüista colombiano).

- A Arte de Ler em Tempos de Crise com Michele Petit (Antropóloga e Pesquisadora francesa).

14h30 às 15h45 • Palestra • Teatro Paulo Autran - O Direito a Subjetividade com Leopold Nosek (Psicanalista).

- A Leitura e a Literatura: Distâncias entre o Desejado e o Imprevisível com Patrícia Pereira Leite (Psicóloga clínica e Psicanalista).

QUINTA • DIA 17: 10h às 12h30 • Palestra • Teatro Paulo Autran - A Casa Imaginária: Leitura e Literatura na Primeira Infância com Yolanda Reyes (Educadora colombiana com especialização em Literatura).

- Literatura Juvenil ou uma Maneira Jovem de Ler a Literatura? com Beatriz Robledo (Escritora e pesquisadora colombiana).

Serviço:

Encontro Internacional : Literatura e Ação Cultural - SESC Pinheiros - Rua Paes Leme, 195, em Pinheiros, São Paulo - SP; informações: 0800 118220 ou consulte o site: http://www.sescsp.org.br/>www.sescsp.org.br

Fonte : http://www.panoramabrasil.com.br/Noticia.aspx?idNot=238765


Nenhum comentário: