2leep.com

Não Enferruje ! 20 Alongamentos








20 alongamentos para trabalhar o corpo da cabeça aos pés



A perda de flexibilidade é uma das manifestações mais flagrantes da passagem do tempo. Os músculos e articulações vão enferrujando, o que dificulta os movimentos e, por conseguinte, a autonomia.

Felizmente, para alongar o corpo não há limite de idade nem precisa de ser contorcionista. Tome nota dos alongamentos que mantêm o seu corpo flexível. O melhor? São tão simples que pode fazê-los em qualquer lugar.

Desde o caminhante principiante até ao atleta de elite mais exigente, todos devem recordar que antes e depois de fazer qualquer tipo de exercício é preciso alongar os músculos. Respeitar esta premissa oferece vantagens tanto a nível de bem-estar como de preparação do sistema locomotor para a actividade desportiva.

Mas ainda que os exercícios de alongamento sejam fáceis de executar em qualquer momento e lugar, como em casa ou no trabalho, devem ser feitos de adequadamente. Para isso, convém ter em conta que existe uma forma correcta e outra incorrecta de praticá-los.

A correcta consiste em realizar o alongamento relaxado e mantê-lo, com a atenção focalizada nos músculos e articulações que estão a ser alongados. A incorrecta passa por fazer movimentos bruscos ou provocar dor.

7 boas razões para alongar-se

Aumenta a flexibilidade.
Reduz a tensão muscular e relaxa o corpo, especialmente em situações de stress e contracturas.
Ajuda a melhorar a coordenação, o equilíbrio e a mobilidade.
Contribui para prevenir lesões no início da prática desportiva, e também no final, reduzindo o risco de contracturas, cãibras...
Facilita a prática de desportos de todo o tipo, como correr, nadar, andar de bicicleta, e melhora o seu rendimento.
Melhora a circulação sanguínea, já que aumenta a quantidade de sangre que flui para os músculos.
Atrasa o envelhecimento e favorece a autonomia de movimentos durante mais tempo, independentemente da idade.

Tempo, frequência, intensidade...

Quando
De manhã, à noite, numa pausa do trabalho, numa paragem em viagem... Quando os alongamentos se orientam para uma actividade desportiva, é recomendável fazê-los antes do exercício (ainda que depois de um aquecimento de cerca de 10 minutos, pelo menos) e sempre, sempre, no final, para descontrair a musculatura e evitar que esta arrefeça drasticamente.

Com que frequência
O ideal é alongar, no mínimo, uma vez por dia. Caso se tenha proposto um plano intenso para aumentar a sua flexibilidade, pode fazê-lo 3 o 4 vezes por dia.

Com que intensidade
O mais importante é alongar até sentir resistência ou tensão, mas nunca dor, limite que variará de acordo com cada pessoa. Esqueça o mito de que se não dói, não está a fazer efeito, porque pode provocar uma distensão muscular, com o prejuízo daí decorrente.

Quanto tempo
Os especialistas ainda não estão de acordo em relação ao tempo que deve demorar cada alongamento. As opiniões oscilam entre os 6 e os 60 segundos. A primeira proposta parece ser muito curta para fazer efeito e a segunda tão longa que torna difícil manter a postura, o que poderia anular qualquer benefício. 30 segundos (seguidos ou em três séries de 10) por alongamento parece ser razoável.

Quantas repetições
Duas ou três repetições é suficiente. Mas se está a preparar-se para uma actividade intensa, pode aumentar as repetições.



20 alongamentos

Nenhum comentário: