2leep.com

Um novo olhar sobre o que não é visível

8



O Museu Diálogo no Escuro se despede de Campinas e deixa saudade pela inovação do projeto.

Uma oportunidade de fechar os olhos e ver o mundo de outra forma.
Publicado em 28/10/2008.

Conhecer o Museu do Diálogo no Escuro é uma experiência que mescla divertimento, aprendizado, inclusão social e cultura. Com a proposta de estabelecer o diálogo entre as pessoas, a instalação oferece a oportunidade de seus visitantes vivenciarem uma experiência inédita e inovadora. Conduzido por pessoas cegas, o público conhecerá espaços construídos dentro de uma caixa preta que remetem a um bar, uma floresta, uma cidade, um supermercado e um barco, todos em total escuridão. O museu que funciona no estacionamento do Galleria Shopping, em Campinas, e foi o primeiro espaço do gênero na América Latina, deve fechar suas portas nos próximos dias, depois de um ano e oito meses de funcionamento.

O objetivo da criação do Museu do Diálogo de Campinas é ser referência na inclusão, em especial, pela potencialidade de transformação pessoal de forma lúdica e inovadora e pela empregabilidade de pessoas com deficiência. O projeto gera vários empregos diretos, sendo que boa parte deles é preenchida por pessoas com diferentes deficiências.

A cidade de Campinas foi escolhida para abrigar o Museu devido a sua característica de pólo tecnológico, educacional e de pesquisa e pela sua vocação de mercado teste, mas é claro que a proximidade da capital e o fácil acesso também foram fatores determinantes para a escolha.

A mostra Diálogo no Escuro nasceu na Alemanha, em 1989, e foi concebida por Andreas Heinecke, jornalista e filósofo alemão, que decidiu criar um espaço para a discussão sobre a diversidade entre os homens que desafia constantemente a criar meios de aproximação para vivermos numa sociedade justa e humanizada. Desde então, o projeto foi apresentado em 130 cidades de 20 países, gerou cinco mil empregos para pessoas com deficiência visual e já foi visitado por aproximadamente cinco milhões de pessoas.

Atualmente, o Museu do Diálogo no Escuro se encontra ativo com sedes permanentes em Frankfurt e Hamburgo na Alemanha, Israel, Áustria, Itália e Holanda. Além dos museus permanentes, mostras temporárias são feitas durante todo o ano ao redor do mundo, como, por exemplo, no Japão, Coréia, França, Dinamarca, Suíça, entre outros. No Galleria Shopping, a atração está instalada em uma área de 1.118 m2, sendo que 500 m2 são totalmente no escuro. A área aberta ainda conta com um café, restaurante, bar, loja de suvenires e salas para eventos e seminários.

Neste último mês da mostra vale conferir o tour no escuro e ter a oportunidade de vivenciar esta experiência inovadora que aguça todos os sentidos, até mesmo a visão, pois é impossível sair de lá e não ver o mundo de outra forma.


Contato:
(19) 3207-0608 Site: http://www.museudodialogo.com.br/

(O passeio é sugerido para crianças a partir de 7 anos)

Texto: Larissa Meo Foto: Pedro Soares Neto
Fonte : Tudo de Bom Campinas

Nenhum comentário: