2leep.com

Oficinas de Aquecedor Solar



Oficinas ensinam população a fabricar aquecedores solares

Com a falta de chuvas, o Brasil está sendo obrigado a usar os recursos das termelétricas, já que as hidrelétricas não estão conseguindo suprir a demanda nacional. Embora o Governo Federal já tenha se adiantado em negar o apagão elétrico, concessionárias alertam que o racionamento de energia acontecerá mais cedo ou mais tarde e, com isso, o custo da energia também deve subir para o consumidor final.O cidadão comum parece estar de mãos atadas, apenas na expectativa de um caos previsto. Porém, há alternativas que podem ajudar na economia de energia nas residências brasileiras.O projeto Água Quente para Todos, do programa Desperdício Zero, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, ensina aos moradores das comunidades dos 399 municípios do Estado como fabricar seu próprio aquecedor solar.

A população aprende como reaproveitar resíduos antes jogados no lixo, como garrafas PET e embalagens de leite, construindo um equipamento simples, que pode proporcionar uma economia de 30% no gasto de energia da residência. “Temos a consciência da modéstia do projeto, mas graças às parcerias, o envolvimento da população e da imprensa em todos os seus segmentos, possibilitaram-nos divulgar e viabilizar a sua aplicação prática em um grande número de residências em todo o Brasil”, afirma José Alcino.
O modelo já é utilizado por várias instituições e está disponível na página da Secretaria de Meio Ambiente do Paraná (clique aqui para ver). .... “Podemos dizer que o projeto beneficia a todos nós pela geração de renda (carrinheiros; ongs; associações comunitárias), economia de energia elétrica, e também o meio ambiente por ficar livre desses resíduos que tanto prejuízos acarretam”.Pessoas de fora da comunidade também podem participar da oficina ou adquirir um aquecedor direto com um dos multiplicadores do projeto.

Adaptação – Em Marília (SP), o modelo de José Alcino Alano sofreu uma pequena adaptação. Desenvolvido pelo aposentado Antonio Correa Carlos Filho, usa as embalagens tetrapak fora da garrafa PET, o inverso do usado pelo pioneiro. Ele já ministrou dois cursos na cidade e desenvolveu uma apostila onde explica como fabricar o aquecedor solar e que pode ser baixada gratuitamente
(Informação atualizada por ele mesmo: diretamente na Sociedade do sol, de onde poderão conhecer outros aquecedores bem parecidos e utilizar pelo menos algumas idéias deles se achar interessante ou suprir dúvidas que o meu não esclareça. http://www.sociedadedosol.org.br/arquivos/aquecedor-antonio-ccf.pdf .)

+ informações e projetos interessantes : http://www.sociedadedosol.org.br/

postado originalmente em 04/02/2008
modificado em 04/09/2010 .
Grata pela atualização da informação Antonio Correa.
Parabéns pelo seu projeto e um grande.Bem hajas !!!






Nenhum comentário: