2leep.com

Tirando Leite dos Grãos


Tirando leite dos grãos

Muito além da soja, alimentos como girassol, amendoim, arroz e castanhas podem se transformar em leite fresquinho, saboroso, nutritivo, e sem efeitos colaterais, experimente!



VOCÊ JÁ PENSOU EM ACORDAR de manhã e tomar uma boa xícara de leite tirado de sementes de gergelim ou de castanhas-do-pará? Fáceis de fazer e gostosos de tomar, os leites vegetais vêm a cada dia ganhando destaque na alimentação vegetariana e nas dietas de quem quer se alimentar de forma saudável e nutritiva.

O nutricionista George Guimarães, de São Paulo, é tão fã dessas bebidas que chegou a implantar uma máquina, de tecnologia alemã, para extrair os leites dos grãos no restaurante que dirige. Ele afirma que as bebidas só têm vantagens em relação ao leite comum: "Elas possuem fibras que não são encontradas no leite de vaca e não contêm colesterol", diz.

Ele explica que as gorduras do leite de vaca são prejudiciais à saúde, pois aumentam a pressão sanguínea e a incidência de doenças cardíacas e câncer.

Mas os argumentos a favor dos leites dos grãos não param por aí. Um dos mais fortes está no fato de que as bebidas vegetais não contêm lactose, um ingrediente do leite de vaca que, além de causar alergias, tem sido identificado por especialistas como causa freqüente de problemas cardíacos e gastrointestinais. Composta de dois tipos de açúcar, glucose e galactose, essa substância tem suas moléculas químicas "quebradas" no intestino. Durante esse processo, os açúcares começam a fermentar, transformando-se em gases e toxinas que causam mal-estar.

Soraia Converso, especialista em nutrição, explica: "Há organismos que não toleram a lactose. Uma pesquisa feita recentemente nos Estados Unidos mostrou que mulheres com intolerância natural à substância revelam sinais freqüentes de irritabilidade e depressão". Segundo Soraia, esses sintomas ocorrem pois o bom funcionamento do intestino fica prejudicado pela ingestão do leite de vaca. "A medicina já reconhece que a funcionalidade dos intestinos está ligada não só à saúde física, mas também à saúde mental", conta.

Quanto às manifestações alérgicas que têm se tornado comuns entre os consumidores assíduos do leite animal, Soraia complementa: "Reações alérgicas são respostas do sistema imunológico que, muitas vezes, não vê outra saída para liberar as toxinas pelo organismo a não ser através da pele".

Na hora de pesar os nutrientes, o leite de vaca e os leites vegetais quase empatam em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. A diferença é que, enquanto os vegetais são mais ricos em ferro, o de vaca tem mais cálcio. Assim, quem optar por diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo de sua alimentação, não vai sofrer por falta de nutrientes, desde que tenha uma dieta adequada e equilibrada em todas as refeições.

Leite de amêndoas

propriedades

Fornece cálcio, proteínas, zinco e vitamina E. É alcalino, equilibra o sangue, tem alto valor protéico, e é facilmente assimilado pelo organismo, preservando o sistema imunológico de doenças.

como fazer
Corte as sementes em pedaços pequenos para facilitar na hora de bater no liquidificador. Deixe-as de molho por 24 horas e bata com água. A proporção é de 10 colheres (sopa) de sementes picadas para 4 copos de água. Após bater, coe o leite em uma peneira fina de duas a três vezes.

como usar
Pode ser tomado puro ou batido com frutas como abacaxi, morangos ou mamão e hortelã picadinha. Uma boa opção é deixar uvas-passas de molho junto com as sementes e bater tudo junto. O sabor doce das passas vai dar um toque especial ao sabor das amêndoas.

Leite de aveia

propriedades
Abundante em fibras, a aveia tem um alto valor nutritivo. Contém carboidratos e proteínas. Facilita o trânsito intestinal, diminui o colesterol e a incidência de doenças do coração.

como fazer
A aveia não precisa ficar de molho. Para obter um copo de leite, bata no liquidificador quatro colheres (sopa) de aveia com um copo de água mineral ou filtrada. Coe e está pronto!

como usar
Bata com abacate (1/4 de abacate para um copo de leite); ou com duas fatias de mamão e maçã; ou ainda com uma goiaba e um maracujá, adoçando com mel. Esse leite pode ser tomado a qualquer hora do dia. Mas, se tomado à noite, relaxa e ajuda a ter um sono de melhor qualidade.

Leite de soja

propriedades
Fortalece os nervos, tem fibras, proteínas, vitaminas A, E e K e muitas do complexo B. Sais minerais como cálcio, ferro e magnésio. O leite de soja tem baixo teor de gorduras saturadas e alto teor de poliinsaturadas, essenciais para o organismo.

como fazer
Com um copo de soja obtém-se aproximadamente um litro de leite. Deixe os grãos de molho de oito a doze horas. Escorra a água e lave os grãos. Bata na proporção de um copo de soja para três copos de água. Deixe bater bem e coe numa peneira forrada com pano de prato. Esprema o resíduo no pano e descarte (esse resíduo bastante nutritivo se chama okara e serve para fazer bolinhos, tortas, etc).
Depois de coado, o leite deve ir ao fogo até ferver. Após a fervura, deixe mais vinte minutos no fogo e está pronto. Se ficar fora da geladeira, acabará virando um delicioso iogurte de soja.
Dica: o leite de soja costuma "subir" na panela e entornar. Para impedir isso, coloque um pires ou prato refratário no fundo da panela, sempre de boca para baixo.

como usar
Pode ser ingerido com mel ou açúcar mascavo ou batido com ameixas pretas, banana, abacate, mamão ou qualquer fruta. O leite de soja é um dos mais versáteis.

Leite de castanha-do-pará

propriedades
Contém vitaminas E, B1 e selênio que exerce papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia. Pela sua composição, possui ação duplamente antioxidante, protegendo o organismo contra poluição e envelhecimento precoce.
como fazer
Deixe um copo cheio de castanhas de molho por doze horas, trocando a água de duas a três vezes. Em seguida, lave-as, pique e bata na proporção de quatro copos de água para um de castanhas. Coe duas a três vezes para que o leite fique bem grosso e sem resíduos.
como usarConsuma puro, com mel ou batido com mamão e ameixas pretas.

Leite de arroz
propriedades
Fornece proteínas, vitamina B1 e niacina, importantes na produção de energia para o corpo.
É desintoxicante.

como fazer
Tenha como medida duas colheres (sopa) de arroz por pessoa. Lave os grãos e deixe de molho em água por dez a doze horas. Acrescente mais o dobro de água e cozinhe em temperatura amena, que dê para colocar a mão. Desligue o fogo e deixe o arroz abafado por meia hora. Bata no liquidificador e coe.

como usar
O leite de arroz tem sabor naturalmente adocicado. Pode ser tomado puro ou adoçado com mel ou açúcar mascavo. Se preferir, bata tudo com maçã e cenoura. Na hora de servir, enfeite com uva-passa.

Leite de linhaça

propriedades
Apresenta grande quantidade de ácidos graxos Ômega 3 que diminuem o colesterol e reduzem doenças cardíacas. Facilita o trabalho dos intestinos, desintoxicando o organismo.

como fazer
Deixe as sementes de molho por doze horas. Bata no liquidificador dez colheres (sopa) de sementes para quatro copos de água. Coe em peneira fina, duas ou três vezes. A linhaça forma uma mucilagem que difere dos outros leites. Mas é nesse creme que estão todas as suas
propriedades.

como usar
Puro, adoçado com mel ou batido com mamão, banana ou ameixas pretas. O leite de linhaça também pode ser servido sobre salada de frutas ou ser levemente aquecido para tomar antes de dormir. Possui leve efeito laxante, tonificando os intestinos.

PARA SABER MAIS:
e http://www.nutriveg.com.br/


Por Cyntia de Oliveira Frank Foto Tânia Lumena Produção Ester Dias

Nenhum comentário: