2leep.com

Dia da Terra 22/04



DIA DA TERRA 2009

O ‘Dia da Terra’, que se celebra a 22 de Abril, foi criado em 1970 e o National Geographic Channel associa-se mais uma vez à comemoração internacional desta data. Mais de 500 milhões de pessoas em 85 países por todo o mundo estão prontos para as celebrações deste ano. Preparámos para este dia uma maratona de 24 horas de programação dedicada ao Planeta Terra e a formas alternativas de promover a sua conservação, de modo a sensibilizar os telespectadores para a importância da protecção do nosso planeta. Apesar de os espectadores poderem já estar familiarizados com temas como a subida dos níveis da água do mar ou o degelo, as imagens extraordinárias captadas pelo fotógrafo James Balog no programa ‘A Ameaça do Degelo’ ajudam-nos a entender verdadeiramente o impacto climatérico que estas mudanças estão a ter. A série documental ‘Os Mistérios da Terra’, apresentada pelo actor Edward Norton, mostra como as acções dos seres humanos têm consequências globais, aproveitando o mote do NGC para o Dia da Terra: “O que você faz conta”.
O ano que passou ficou marcado por algumas mudanças significativas no Planeta Terra – desde terramotos e furacões violentíssimos até à descoberta de criaturas e espécies que se julgavam extintas –, tudo isso pode ser visto em ‘Retrato da Terra: O Estado do Planeta 2009’. O nosso planeta está a aquecer e uma das primeiras vítimas do aquecimento vai ser a nossa comida. A não ser que surjam rapidamente, e a meio desta mudança climatérica, medidas que fortaleçam a base genética dos nossos alimentos, o mundo pode vir a ter que enfrentar uma crise de fome a nível global. Em ‘Caçador de Sementes’, ficamos a saber que a solução para esta crise pode estar na própria Mãe Natureza e na forma dos antepassados selvagens dos nossos alimentos básicos. Ken Street, o Indiana Jones da agricultura, pretende identificar essas mesmas soluções.


Para saber mais e conhecer a programação e os vídeos:





"O Céu é eterno e a Terra duradoura.

Eles são duradouros e eternos,

por não viverem para si mesmos.

Isso os faz viver eternamente. "

Lao-Tzu, Tao-Te King

Do mesmo modo que os corpos celestes se harmonizam no espaço sideral e permitem a articulação dos ciclos, nas comunidades humanas os diferentes tipos e classes de interesses podem ser estruturados organicamente. Um verdadeiro grupo é muito mais que um mero aglomerado de indivíduos. Para que um propósito vivo persista é necessário harmonizar os seres em sua diversidade.

GAIA é o nome poético dado pelos antigos gregos à Deusa da Terra e que James Lovelock, pesquisador britânico, o reintroduziu nos anos 70 na apresentação de sua Hipótese Gaia.
Segundo essa hipótese, a Terra é um sistema vivo, dispondo de mecanismos de auto-regulação, ou seja, homeostase: mecanismos gerados e regulados pelos processos vitais, que propiciam a manutenção das condições ambientais necessárias à Vida.

Esse modo holístico de se olhar para o nosso planeta,enquadra a nós, humanos, como parte integrante de um todo, onde tudo age interligado a tudo.

em lembrança ao dia da terra 22/04

Nenhum comentário: