2leep.com

Vishu


Na mitologia hindu, Vixnu (em hindi, विष्‍ण, transl. Vishnu, da raiz sânscrita vishva, "tudo"), juntamente com Shiva e Brahma formam a Trimurti, a Trindade Hindu, na qual Vixnu é o deus responsável pela manutenção do universo.
Nas duas representações comuns de Vixnu, ele aparece flutuando sobre
ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado Shesh Nag, ou flutuando sobre as ondas com seus quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos divinos, uma concha, um disco de energia, um lótus e um cajado.
A concha se chama Pantchdjanya, que têm nela todos os cinco elementos da criação:
ar, fogo, água, terra e éter. Quando se assopra nessa concha, pode se ouvir o som que deu origem à todo o universo, o Om
O disco, ou roda de energia de Vixnu, se chama Sudarshana, e representa o controle dos seis
sentimentos, servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demônio.
O Lótus de Vixnu, se chama Padma, e é o símbolo da pureza e representa a
Verdade por trás da ilusão.
O cajado de Vixnu, se chama Kaumodaki, ele representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas.
Segundo o
hinduísmo, Vixnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de Vixnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo - sendo Rama e Críxena (Krishna) os mais conhecidos - e outro ainda está por vir. A esposa de Vixnu é a deusa Lakshmi, deusa da prosperidade e sorte, que o acompanha, encarnado na terra, como esposa de seus avatares. Seu veículo é Garuda, a águia gigante. Vixnu tem uma forte relação com a água (Nara), tanto que um de seus nomes é Narayana, aquele que flutua sobre as águas. Ele é representado ao lado de uma Serpente com muitas cabeças, já mencionada anteriormente. Do seu umbigo, nasce uma flor de Lótus da qual emerge Brama, o deus criador do universo.



Uma definição tradicional vishu Kani
Nome oficial Vishu
Observado por
Malayalis e Palakkad Tamil
Date Primeiro dia do
Medam (Malaiala Calendário)
2009 data
14 abr.
Observâncias Vishu Kani & Vishukkaineetam


Vishu
(Malaiala: വിഷു) é uma festa celebrada no estado de Kerala no sul da Índia. . Também é comemorado em áreas adjacentes de Karnataka e Tamil Nadu. O festival marca o primeiro dia do Ano Malaiala e cai no mês de Medam (Abril - Maio).. Vishu segue a sideral vernal equinócio geralmente cai em abril e 14 do gregoriano ano.

Isto significa ocasião do Sol trânsito para o Zodíaco - Mesha Raasi (primeiro sinal zodiacal), como por indianos astrológica cálculos. A palavra "Vishu" em sânscrito significa "igual".

Portanto Vishu é mais provavelmente denotando um dia do equinócio . Vishu também é considerada como a
colheita festival de Kerala e, portanto, a importância deste dia para todos os Malayalees.
Embora Vishu (primeiro de
Medam) é o astronômico ano novo dia de Kerala, o funcionário Malaiala novo ano recai sobre o primeiro mês de Chingam (agosto - setembro).
O festival está marcado com oferendas ao chamado divino Vishukkani. As ofertas consistirão de um ritual no arranjo
puja auspiciosos artigos sala de matérias-primas como arroz, fresco linho, ouro pepino, bétel folhas, arecanut, metal espelho, as flores amarelas konna (Cassia fistula), e um texto sagrado e moedas, em um sino metal embarcação chamada uruli. Uma lâmpada acesa sino metal chamado nilavilakku também é colocado ao lado. No dia da Vishu, o costume é o de despertar, de manhã e ir para o puja quarto com os olhos fechados para que a Vishukkani é a primeira vista da nova temporada. Desde o momento marca o início de Malaiala Ano Novo, também é considerado auspicioso para ler versículos do livro hindu Santo Ramayanam após ver o "Vishukkani".


É também por alguns acreditavam que a página da
Ramayanam para que você abrir terá uma influência sobre sua vida no próximo ano. Devotos multidão também a conhecida como templos Sabarimala Ayyappan Templo, Guruvayur Sree Krishna templo para ter uma "Vishukkani Kazhcha" na madrugada de "Vishu" dia.

Kani Konna ( Cassia fistula ), é um popular vishukanni
"Vishu" é comemorado com mais alarde e vigor no Norte de Kerala, em comparação a outras partes de Kerala. Rebentamento crackers é parte integrante da festa especialmente para crianças.. Elders dom foguetes para as crianças e todas as crianças vie uns com os outros para fazer um mundo de sua própria.. O cheiro do persistente cheiro do fogo crackers em uma manhã, é uma longa Vishu acarinhados saudosa memória de qualquer Malayalee. As pessoas usam roupas novas (Puthukodi) para a ocasião e os anciãos da família distribuir fichas de dinheiro, denominado Vishukkaineetam, para as crianças, os funcionários e inquilinos. As pessoas exercem sobre esse costume acreditar que, desta forma, seus filhos serão abençoados com a prosperidade no futuro.
Vishu é também um dia de festa, onde o comestíveis composto por aproximadamente iguais proporções de salgado, doce, azedo e amargo itens. Festa itens incluem Veppampoorasam (amarga uma preparação de
nim) e Mampazhapachadi (um azedo manga sopa).

Recebi a informação do Ano Novo, do amigo Deepak Gopy , que também está com um novo blog, passem lá para conhecer.


Fonte : Wikipedia

Nenhum comentário: