2leep.com

Les très riches heures du duc de Berry

Les très riches heures du duc de Berry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Ascensão de Jesus, folio 184r

Les très riches heures du duc de Berry ou simplesmente Les très riches heures (em português, As mui ricas horas do duque de Berry) é um livro de horas ricamente ilustrado. Contém, como todo livro de horas, orações a serem ditas a cada hora canônica do dia. Foi encomendado por João, duque de Berry aproximadamente em 1410. Provavelmente é o mais importante livro de horas do século XV, conhecido como lê roi dês manuscrits enluminés (o rei dos manuscritos iluminados).

São 512 páginas, das quais aproximadamente a metade são páginas inteiras de miniaturas que estão entre o que há de mais expressivo dogótico internacional, não obstante seu reduzido tamanho. Há trezentas letras capitais decoradas. O livro demandou quase um século de dedicação, conduzidos em três diferentes momentos porBarthélemy van Eyck,Jean Colombe e ainda os Irmãos Limbourg. Atualmente encontra-se no Château de Chantilly, em França. Entre outras, destaca-se as representações dos meses do ano, com seus respectivos trabalhos a eles relacionados quase sempre agrícolas.









Era comum em um livro de horas a presença de figuras representando as estações do ano. Porém, as ilustrações dos meses no Três riches heures tem algo de inovador: temas, composição, técnica de execução, demonstram isso. Muitas mostram castelos do duque ao fundo, e são repletas de detalhes sobre os divertimentos e sobre os Trabalhos do Mês (um ciclo de doze cenas comuns na Idade Média e início da Renascença referentes as atividades usuais de cada mês). Tanto a corte do duque como os servos da terra estão presentes, cada ilustração é encimada pelo hemisfério apropriado e pela carruagem solar, pelos signos e graus do zodíaco, pelos dias do mês, assim como referências ao Martirológio Romano.


[]Os meses

Fonte:wikipedia


Nenhum comentário: