**
Aprenda a construir a armadilha caseira contra
o mosquito da dengue
**
Com uma garrafa PET, a do refrigerante de dois litros, é possível fazer uma armadilha que prende e mata o mosquito Aedes Aegypt, o transmissor da dengue. A invenção é do professor Maulori Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). AmbienteBrasil recebeu o passo-a-passo da leitora Adelaide R. Magno, secretária do Fórum de Desenvolvimento Eco-Sustentável da Ilha de Itaparica (BA), solicitando sua divulgação para “podermos conjuntamente contribuir no combate à epidemia”.A armadilha recebeu o singelo nome de Mosquitoeira genérica (apelido: mosquitérica) e sua confecção é relativamente simples (acompanhe as etapas no arquivo em PDF). O mais importante é que a pessoa pode detectar a presença do Aedes nas cercanias com esse instrumento e acionar o órgão responsável.
Para assistir a entrevista do professor Maulori Cabral ao Bom Dia Rio, clique aqui.
Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas.
A transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti/Aedes albopictus, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. No Brasil, ocorre com maior frequência o Aedes aegypti. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação extrínseca. A transmissão mecânica também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro susceptível próximo. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas.
Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento.
Fonte: Wikipédia
++++ info : O Inhame e a dengue
Copie, imprima e divulgue
Nenhum comentário:
Postar um comentário