2leep.com

Agosto * Mês de Pacha Mama



A Pachamama ou Mãe Terra, é a deusa do sexo feminino e a fertilidade da terra, concebida como uma divindade agrícola benigna mãe que nutre, protege e sustenta os seres humanos. Na tradição do Inca, é a divindade da agricultura comunal, o fundamento da civilização, e todos o estado andino . É o mais popular crenças mitológicas do alcance que ainda sobrevive incaico vigor nas províncias do noroeste da Argentina.


Pachamama é uma deusa venerada pelos povos indígenas dos Andes. Pachamama é geralmente traduzido como a "Mãe Terra", mas uma tradução mais literal seria "mundo Mãe" (em aimará e quíchua mama = mãe / pacha = mundo ou terra, e mais tarde se espalhou bastante moderno como o cosmos ou o universo). [1 ] Pachamama e Inti são as divindades mais benevolente e são cultuados em algumas partes da Cordilheira dos Andes, também conhecido como Tawantinsuyu (alongamento do dia de hoje no Equador para o Chile e Argentina).
Na mitologia Inca, Mama Pacha ou Pachamama é uma deusa da fertilidade, que preside o plantio e a colheita. Ela provoca terremotos. O marido dela era ou Pacha Camac ou Inti, dependendo da fonte. Llamas são sacrificados para ela.

Desde Pachamama é uma "boa mãe", as pessoas geralmente brindam à sua honra antes de cada reunião ou festa, em algumas regiões por derramar uma pequena quantidade de chicha no chão, antes de beber o resto. Este brinde é chamado de "challa" e é feita quase todos os dias. Pachamama é um dia de culto especial, chamado "Martes de challa" (terça-feira Challa) onde as pessoas enterram alimento, jogue os doces, queimar incenso. Em alguns casos, ajudar os padres celebrantes tradicional, conhecido como "yatiris" em Aymara, na realização de ritos antigos para trazer boa sorte ou a boa vontade da deusa, como sacrificar cobaias ou fetos de lhama de gravação (embora estes dois últimos não são mais muito comum).

Fonte : Wikipedia

Postado originalmente em 02/08/2010


Nenhum comentário: