2leep.com

Semana da Consciência Negra




Hungu
De: NFB | 22 de janeiro de 2009 | 618.556 exibições
http://www.nfb.ca/hungu

O hungu é um instrumento musical Africano, antepassado do berimbau brasileiro. Suas origens são exercidas em uma antiga tradição. Inspirados pela graça e beleza crua de pinturas rupestres Africano, Nicolas Brault aplica-se presentes a sua narrativa a um mundo onde os seres humanos ea natureza são sutilmente ligados.

Sob o sol Africano, uma criança caminha no deserto com seus parentes. A morte está rondando, mas a alma de uma mãe ressuscitada pela música voltará força e vida para a criança quando ele se torna um homem.

O cineasta combina animação 2D em uma mesa digitalizadora com o calor de animação com areia, unindo modernidade e tradição, Brasil e África, música e memória. Esparso em design e humanista na sua perspectiva, hungu emana o poder sugestivo de elegância e uma história intemporal.



O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.


A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. De 15 à 20 de Novembro.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel.

Fonte : Wikipedia

Nenhum comentário: