Garoto de 13 anos incentiva crianças de todo o mundo a plantarem árvores
O pequeno alemão Felix Finkbeiner, de apenas 13 anos, se tornou um exemplo mundial. Há quatro anos o garoto planta árvores em diversos locais do mundo com o intuito de divulgar o movimento Plante para o Planeta, cujo líder é ele mesmo.
Aos nove anos, quando Felix estava fazendo uma pesquisa para um trabalho de escola, sobre as mudanças climáticas, ele conheceu a história da queniana Wangari Maathai, que ajudou a plantar 30 milhões de árvores em seu país. Inspirado no exemplo da africana o garoto percebeu que qualquer um pode colaborar para um planeta melhor e que nessa missão a idade não é um problema.
Com essa motivação Felix já conseguiu levar o seu movimento a 72 países plantando árvores por onde passa, conscientizando crianças, adultos e até mesmo autoridades mundiais. Foi essa ação que deu origem ao slogan “Pare de falar, comece a plantar”, uma crítica aos representantes internacionais que fazem muitos discursos, porém colocam poucas coisas em prática.
Para o garoto, as crianças de todos os países poderiam plantar um milhão de árvores para neutralizar suas emissões de carbono. A sua meta, no entanto, é ainda maior. Ele espera que através do seu movimento sejam plantadas 212 milhões de novas árvores em todo o planeta. Por enquanto o alemão tem em seu currículo o plantio de um milhão de mudas.
As atividades envolvem as crianças em idades escolares e contam com a ajuda de voluntários. Além disso, as espécies a serem plantadas estão sempre de acordo com a vegetação nativa da região, para que isso colabore para a preservação da biodiversidade local.
Felix esteve presente na Conferência Climática da ONU (COP16), realizada entre os dias 29 de novembro e 11 de dezembro, em Cancun, no México. Durante o evento, que reuniu representantes ambientais de 194 países, as crianças que fazem parte da campanha, juntamente com embaixadores, ministros e até presidentes que estavam na conferência, plantaram uma árvore para cada país participante.
Na mesma ocasião, o pequeno alemão posou para uma foto ao lado do presidente do Equador, em que está tapando a boca do líder equatoriano, como forma de representação da sua campanha. Fotos desse tipo já foram tiradas ao lado da modelo brasileira Gisele Bündchen, do príncipe Albert II de Mônaco e com o diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, e servem para divulgar e apoiar mundialmente o movimento em prol do meio ambiente.
Com informações do Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário