A consciência só é ampliada quando nós conseguimos penetrar num espaço verdadeiramente vazio dentro de nós.
(Entrevista Kaká Werá) @eumaior
O Dia Mundial do Meio Ambiente, está ai, a ser comemorado em 5 de Junho, resolvi fazer esse post, que são excertos de um livro muito interessante sobre educação ambiental para crianças.
Se fala tanto em Comemoração.... agora..., será que realmente estamos Conscientes ?!
A expressão meio-ambiente tem, sido, felizmente, muito usada ultimamente, mas, afinal o que é meio-ambiente ?
A resposta mais sensata seria que é o lugar onde vivemos, é o ambiente que nos rodeia.
E "onde está" o Meio Ambiente ? Qual a dimensão desse "
onde vivemos"?
É a nossa casa, é a nossa rua, é o nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso país ou sistema solar?
Podemos dizer, então que Meio Ambiente é tudo isso. Moramos tanto em nossa casa como em nosso planeta.
Que tipo de ação fazer ?
Após a resolução de trabalhar em prol da melhoria do Meio Ambiente, virá a dúvida :
Como fazer?
É mais certo por a mão na massa ou a boca no trombone ?
Ou seja: parto para ações concretas de reparo e de preservação ou para ações reinvidicatórias, como exigir medida coibitivas do poder público ou denunciar ações danosas de iniciativa privada.
Os simpatizantes das causa ambientalista assistem, com admiração, aos cientistas e às pessoas comuns que se aventuram na selva ou na luta desesperada pela salvação de uma espécie ou aos abnegados que empenham a vida inteira na preservação das belezas e das reservas do nosso planeta.
Alguns ecologistas ganharam fama, assumindo atitudes radicais para exigir o fim de determinada ação danosa ao Meio ambiente ou, ao contrário, que providências fossem tomadas.
Sem querer tirar o valor desse tipo de iniciativa que, muitas vezes, é a única possivel a ser tomada, não podemos associar a preservação ambiental à radicalidade, à atividade destinada apenas algumas pessoas que são diferentes ou à que tem maior sensibilidade. Especialmente, porque a preservação ambiental é responsabilidade de todos, é absolutamente desejável e necessário que todos sejam ambientalistas, ecologistas, e que se engajem em campanhas de denúncia, de reparo e de preservação.
O ambientalista, não pode ser um ser diferente, especial, ambientalistas temos que ser todos nós.
Mas, voltará a questão : é preciso forçar as autoridades a criarem leis que coibam ações danosas ao ambiente! E por outro lado, ficaremos de "braços cruzados", esperando que tudo se acabe?
A posição do educador é mostrar as diversas opções de ações e deixar que cada um procure aquela que melhor se adapte ao seu tipo de personalidade, à visão de importância, áquilo que o sensibiliza mais.
Com o tempo e a maturidade, cada um irá buscar a "sua" causa e a forma pela qual pretende defendê-la.
E, mais importante do que isso, crescerá consciente da sua responsabilidade com o planeta. Isso impregnará suas ações e influenciará as pessoas que estão à sua volta, fazendo crescer cada vez mais as fileiras daqueles que acreditam que devem e podem fazer algo pelo Meio Ambiente.
Conscientização
As diversar formas de buscá-la
Quando falamos de conscietização, o que queremos com isso?
No dicionário, encontramos o que a palavra consciência significa...
Conscientização ecológica seria, então, alguém ter conhecimento e noção do Meio Ambiente. Ter senso de responsabilidade e estar desperto para fazer julgamentos morais das ações que envolvem o meio-ambiente. Estar pronto para realizar ações concretas e eficientes em prol de sua melhoria.
Podemos dizer que essa conscientização será obtida a partir de diversas ações que irão sensibilizar as crianças e os jovens. (e adultos)
E quando falamos de sensibilidade, esbarramos em um leque muito grande, as pessoas são tocadas de forma diferentes: algumas são emotivas, outras são lógicas, algumas medrosas, outras se afligem com facilidade.
Podemos dizer, então que existem diversas formas de sensibilizarmos para as causas ambientalistas, vejamos algumas delas :
Responsabilidade , Afetividade, Conhecimento, Medo de ser afetado, sentir-se inserido, fazer parte, lógica (bom senso), indignação, convívio...
"É preciso encontrar um motivo que requisite as habilidades da criança (do jovem e do adulto) para que ela passe a observar, se possível alegre"
"A educação ambiental deve dar oportunidade para desenvolver a capacidade natural de amar"
Para aqueles que possuem a mágica missão da mudança : pais, professores, educadores, Organizações Sociais, chefes escoteiros, lideres religiosos, educadores voluntários ...
E para você,
que também acredita que vale a pena.
Excertos do Livro: Ensinando a Criança Amar a Natureza. de Vania Dohme e Walter Dohme ....
Para saber mais : A Fundação Getúlio Vargas ministra cursos gratuitos que podem ser acessados on-line de qualquer lugar do mundo .....
“Dizem que o tempo muda as coisas, mas é você quem tem de mudá-las”Andy Warhol
Nenhum comentário:
Postar um comentário