2leep.com

Dia Mundial do Meio Ambiente : Que tipo de ação fazer ?



A consciência só é ampliada quando nós conseguimos penetrar num espaço verdadeiramente vazio dentro de nós.
(Entrevista Kaká Werá) @eumaior


O Dia Mundial do Meio Ambiente, está ai, a ser comemorado em 5 de Junho, resolvi fazer esse post, que são excertos de um livro muito interessante sobre educação ambiental para crianças.

Se fala tanto em Comemoração.... agora..., será que realmente estamos Conscientes ?!

Meio Ambiente o que é?

A expressão meio-ambiente tem, sido, felizmente, muito usada ultimamente, mas, afinal o que é meio-ambiente ?

A resposta mais sensata seria que é o lugar onde vivemos, é o ambiente que nos rodeia.
E "onde está" o Meio Ambiente ? Qual a dimensão desse "
onde vivemos"?
É a nossa casa, é a nossa rua, é o nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso país ou sistema solar?
Podemos dizer, então que Meio Ambiente é tudo isso. Moramos tanto em nossa casa como em nosso planeta.



Que tipo de ação fazer ?

Após a resolução de trabalhar em prol da melhoria do Meio Ambiente, virá a dúvida :

Como fazer?

É mais certo por a mão na massa ou a boca no trombone ?

Ou seja: parto para ações concretas de reparo e de preservação ou para ações reinvidicatórias, como exigir medida coibitivas do poder público ou denunciar ações danosas de iniciativa privada.

Os simpatizantes das causa ambientalista assistem, com admiração, aos cientistas e às pessoas comuns que se aventuram na selva ou na luta desesperada pela salvação de uma espécie ou aos abnegados que empenham a vida inteira na preservação das belezas e das reservas do nosso planeta.

Alguns ecologistas ganharam fama, assumindo atitudes radicais para exigir o fim de determinada ação danosa ao Meio ambiente ou, ao contrário, que providências fossem tomadas.

Sem querer tirar o valor desse tipo de iniciativa que, muitas vezes, é a única possivel a ser tomada, não podemos associar a preservação ambiental à radicalidade, à atividade destinada apenas algumas pessoas que são diferentes ou à que tem maior sensibilidade. Especialmente, porque a preservação ambiental é responsabilidade de todos, é absolutamente desejável e necessário que todos sejam ambientalistas, ecologistas, e que se engajem em campanhas de denúncia, de reparo e de preservação.

O ambientalista, não pode ser um ser diferente, especial, ambientalistas temos que ser todos nós.

Mas, voltará a questão : é preciso forçar as autoridades a criarem leis que coibam ações danosas ao ambiente! E por outro lado, ficaremos de "braços cruzados", esperando que tudo se acabe?

A posição do educador é mostrar as diversas opções de ações e deixar que cada um procure aquela que melhor se adapte ao seu tipo de personalidade, à visão de importância, áquilo que o sensibiliza mais.

Com o tempo e a maturidade, cada um irá buscar a "sua" causa e a forma pela qual pretende defendê-la.

E, mais importante do que isso, crescerá consciente da sua responsabilidade com o planeta. Isso impregnará suas ações e influenciará as pessoas que estão à sua volta, fazendo crescer cada vez mais as fileiras daqueles que acreditam que devem e podem fazer algo pelo Meio Ambiente.

Conscientização
As diversar formas de buscá-la

Quando falamos de conscietização, o que queremos com isso?

No dicionário, encontramos o que a palavra consciência significa...
Conscientização ecológica seria, então, alguém ter conhecimento e noção do Meio Ambiente. Ter senso de responsabilidade e estar desperto para fazer julgamentos morais das ações que envolvem o meio-ambiente. Estar pronto para realizar ações concretas e eficientes em prol de sua melhoria.

Podemos dizer que essa conscientização será obtida a partir de diversas ações que irão sensibilizar as crianças e os jovens. (e adultos)

E quando falamos de sensibilidade, esbarramos em um leque muito grande, as pessoas são tocadas de forma diferentes: algumas são emotivas, outras são lógicas, algumas medrosas, outras se afligem com facilidade.

Podemos dizer, então que existem diversas formas de sensibilizarmos para as causas ambientalistas, vejamos algumas delas :

Responsabilidade , Afetividade, Conhecimento, Medo de ser afetado, sentir-se inserido, fazer parte, lógica (bom senso), indignação, convívio...


"É preciso encontrar um motivo que requisite as habilidades da criança (do jovem e do adulto) para que ela passe a observar, se possível alegre"

"A educação ambiental deve dar oportunidade para desenvolver a capacidade natural de amar"


Para aqueles que possuem a mágica missão da mudança : pais, professores, educadores, Organizações Sociais, chefes escoteiros, lideres religiosos, educadores voluntários ...
E para você,
que também acredita que vale a pena.


Excertos do Livro: Ensinando a Criança Amar a Natureza. de Vania Dohme e Walter Dohme ....

Para saber mais : A Fundação Getúlio Vargas ministra cursos gratuitos que podem ser acessados on-line de qualquer lugar do mundo .....



“Dizem que o tempo muda as coisas, mas é você quem tem de mudá-las”Andy Warhol


Nenhum comentário: