2leep.com

Óleo de Cozinha pode virar sabão

reciclagemoleo-capa.jpg
Óleo de cozinha pode ter nova serventia após o preparo dos alimentos/Foto: Apreche

O que você faz com o óleo de cozinha após fritar seus alimentos? Muita gente ainda joga esse material no ralo da pia, sem saber dos riscos que isso representa para o meio ambiente e para os cofres públicos das cidades. A receita para solucionar o problema pode ser bastante simples: reciclá-lo.

O que são os óleos e gorduras

Essas substâncias insolúveis podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo vegetal, que é o que dá origem aos óleos de cozinha, é obtido de várias plantas ou sementes, como o buriti, mamona, soja, canola, girassol, milho, etc.

Sua constituição química é composta por triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos. O que difere a gordura do óleo é o seu estado físico, já que a gordura é sólida e o óleo é líquido - ambos a uma temperatura de até 20°C.

Perigos para o meio ambiente e cidades

Quando despejado diretamente no ralo da pia ou jogado em lixo comum, o óleo polui córregos, riachos, rios e o solo, além de entupir as tubulações e danificar o encanamento do sistema de esgoto da cidade. Quando isso acontece, é necessário utilizar produtos químicos tóxicos para solucionar o problema, o que causa ainda mais danos ambientais e prejuízo aos cofres públicos.

Caso não exista um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas. Com isso, impede a passagem de luz na água, retardando o crescimento vegetal, impedindo a transferência de oxigênio, interferindo no fluxo de água e impedindo a vida nestes ecosistemas.

Já o óleo que acaba nos lixões ou que segue junto com a água dos rios e se acumula em suas margens é responsável pela impermeabilização do solo, impedindo que a água se infiltre e agravando o problema das enchentes.

Ao desembocar no mar, a água poluída pelo óleo ainda gera uma reação química que libera gás metano. O mesmo acontece quando a substância entra em processo de decomposição.

O que pode ser feito com óleo

Para amenizar a poluição causada pelo óleo de cozinha, muita gente tem optado pela reciclagem. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

A transformação do produto em combustível 100% renovável tem se destacado em diversos setores e iniciativas buscam incentivar a prática. No Brasil, por exemplo, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com a Bayer, premiou uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) sobre produção de biocombustível a partir de óleo de cozinha.

Outro projeto com o mesmo foco é o Biodiesel em casa e nas escolas, desenvolvido pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel) em parceira com a Biodiesel Brasil. A iniciativa conta com a participação de universidades, escolas e empresas e já ajudou a coletar mais de 100 toneladas de óleo de cozinha para ser transformada em biodiesel.

O processo de reciclagem para a produção de biodiesel começa com a filtragem do óleo, que retira todo o resíduo deixado pela fritura. Depois toda a água misturada ao produto é removida. A depender do óleo, ele passará por uma purificação química que irá limpar os últimos resíduos.

Esse óleo "limpo" recebe então a adição de álcool e de uma substância catalisadora. Colocado no reator e agitado a temperaturas específicas, ele se transforma em biocombustível e após o refino pode ser usado em motores capacitados para queimá-lo.

Óleo de cozinha pode virar sabão

Outra opção comum de reciclagem é a transformação do óleo em sabão. É possível fazer a reciclagem em casa, basta seguir a receita abaixo:

reciclagemoleo-02.jpgMateriais:

  • 5 litros de óleo de cozinha usado
  • 2 litros de água
  • 200 mililitros de amaciante
  • 1 quilo de soda cáustica em escama

Preparo:

  • Coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde.
  • Depois, coloque a água fervendo.
  • Mexa até diluir todas as escamas da soda.
  • Adicione o óleo e mexa.
  • Adicione o amaciante e mexa novamente.
  • Jogue a mistura numa fôrma e espere secar.
  • Corte o sabão em barras.

Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

Existem ainda outras soluções que podem evitar que o óleo seja jogado nas redes de esgoto. Um produto desenvolvido na Espanha promete solidificar o óleo e facilitar seu armazenamento, coleta e reciclagem. Batizado de Frito Limpio, o produto deve ser jogado no óleo ainda quente e após alguns minutos todo o liquido estará sólido. Basta retirar da frigideira e guardar.

Faça sua parte

Mesmo que você não queira ou não possa reciclar o óleo em casa, ainda é possível fazer a sua parte e evitar que esse material seja descartado inadequadamente. Basta armazenar a sobra da fritura em uma garrafa PET limpa e entregar em um posto de coleta para que seja reciclado corretamente.

Confira onde doar seu óleo de cozinha:

na fonte :http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/ecod-basico-reciclagem-de-oleo

Nenhum comentário: