2leep.com

Dia Mundial da Música *



"Por que a música penetra no mais fundo da alma humana"
Platão

2 milhões de história humana desenvolveram olhos com pálpebras, mais ouvidos sempre abertos. É o primeiro dos nossos sentidos que desenvolvemos, pois ao 3º mês de concepção, já o bebe tem seu aparelho auditivo acabado.
É pelos ouvidos que tomamos o nosso primeiro contato com o mundo exterior e é pelos ouvidos que se conhece o pai e a mãe pelas vozes que inundam o caldo do ventre materno.
A poesia dos sons embala-nos desde de o berço, amniótico ou de palhinha, seja por caixas de música electrônicas, ou pela voz emocionada de mães e avós.



Não importa procurar definir o que é, porque para cada um de nós a Música é sempre alguma coisa. Diferente de um esquimó para um filarmônico português, é certo, mais permitindo a comunicação entre cristãos e muçulmanos, africanos e americanos, profissionais e amadores, crianças e avós.

Mesmo para os povos que não existem a palavra música, e são muitos, tal é o lugar indissociável que tem a funções que lhe dão o nome, estrutura e muitos rituais comunitários e atravessa todo sistema educativo.

Porquê educar pela e com a Música ? Platão, muito antes de qualquer técnica de marketing ou investigação musicoterapêutica, responde de forma simples :

Porque muito antes de os homens organizarem os sons,
os sons organizaram os homens.


Hoje, não deixe de ouvir um tema musical que lhe seja particularmente querido.
Mas não o faça colocando o CD e lendo o jornal ou fazendo o jantar.
Sente-se só para ouvir.
E se tiver coragem, o melhor mesmos é cantar uma canção.
Para si mesmo ou para quem estiver próximo.


Fique aqui se gostar do fundo musical,
respire fundo,
sente-se confortavelmente
e deixe -se envolver pela música.

(excerto de Opinião - por Paulo Lameiro)

composição de texto do blog :

Senda Doce


Nenhum comentário: