2leep.com
freecycle.jpg

Você tem alguma coisa em casa que não usa mais? Talvez ser um sofá velho, uma televisão ou um par de tênis. Antes de pensar em jogá-los fora, cadastre-se noFreecycle e doe esses objetos para alguém que os queira. Essa rede social online permite que todo tipo de coisa seja trocada, gratuitamente, entre pessoas interessadas em fazer o bem ao planeta e ainda barganhar alguns produtinhos ótimos.

Esse “escambo pós-moderno” surgiu em 2003, quando o americano Deron Beal enviou um e-mail para 40 amigos anunciando a criação do Freecycle. O grupo logo começou a procurar por outras pessoas e entidades interessadas em móveis e outros objetos em perfeito estado que seriam jogados fora. Para facilitar esses contatos, Beal criou um grupo de e-mail permitindo que diversas pessoas interessadas em doar ou receber esses produtos pudessem entrar em contato.

Seis anos depois, o Freecycle já virou mania em mais de 85 países e conta com quase 6 milhões de membros em todo o mundo, ajudando outras pessoas e “mudando o mundo presente a presente”, como eles mesmo definem. O resultado é uma economia de 500 toneladas de lixo todos os dias pelo planeta. Segundo os organizadores do projeto, todo esse entulho empilhado corresponderia a cinco vezes a altura do Monte Everest, ou seja, é muito lixo.

Esse alívio aos lixões e aterros sanitários não é a única vantagem do Freecycle. Quem participa ainda contribui para reduzir a produção de novos objetos, o que utiliza muita matéria-prima, água e energia. Vale lembrar que “reutilizar” é um dos princípios do RRRe deve ser posto em prática sempre que possível.

Para completar, o programa estimula a generosidade e o desprendimento como um estilo de vida, já que nenhum produto pode ser comprado por outro membro, apenas doado. Ele ainda estreita os laços entre as comunidades e ajuda pessoas e instituições a darem nova vida ao que iria para o lixo.

Gostou da idéia? Para participar é preciso estar registrado no site da organização e criar um perfil. Aí basta procurar por comunidades do seu interesse (como uma da sua cidade, por exemplo) e se inscrever. Dentro das comunidades, você pode oferecer qualquer coisa em bom estado, desde um piano de calda até uma bola de basquete, e ver as ofertas dos outros participantes. Aqui no Brasil já existem mais de 20 comunidades cadastradas.

Via : Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário: