2leep.com

9.

Por que me elogias, videira ? Eu, todavia, te podei. Sou Cruel. Sangras.
Que significam os louvores que diriges a minha embriagada crueldade?
"Tudo o que atinge sua perfeição, tudo o que está maduro quer morrer!" Assim fala tu. Bendita seja a poda do vindimador! Tudo que não está maduro quer, porém viver! Ó desventura!
A dor diz: "Passa! Vai-te dor!" Mas tudo que sofre quer viver para amadurecer, regozijar-se e ansiar, ansiar pelo mais longínquo, mais alto, mais luminoso. Quero herdeiros, assim fala todo aquele que sofre, quero filhos, não me quero a mim".
A alegria, contudo, não quer herdeiros nem filhos. A alegria quer-se a si mesma, quer a eternidade, quer o regresso, quer tudo igual a si eternamente.
A dor diz: "Dilacera-te, sangra, coração! Caminhai, pernas! Asas, voai! Adiante! Mais alto, dor! Coragem, sobe, meu velho coração! A dor diz: Passa e desaparece!

9´- O Canto da Embriaguez
* Nietzsche in Assim Falava Zaratustra

Nenhum comentário: