2leep.com

Estudantes britânicos criam “O jogo da sustentabilidade”



Estudantes britânicos criam “O jogo da sustentabilidade”
Postado em 18/01/2011 ás 09h00

O “Jogo da Sustentabilidade”, criado por um grupo de estudantes da universidade britânica de Leicester, utiliza a figura dos recursos naturais para promover a conscientização ambiental em crianças.

Inspirada em um tradicional jogo africano a nova brincadeira leva as crianças a fazerem uma análise do uso da água, árvores, lavouras, peixes, animais selvagens, mel e pecuária. Os itens foram escolhidos tendo como base o ambiente ao redor do Lago Bogoria, no Quênia, local que inspirou a criação.

Emma Tebbs, Sarah Jones e Birks Martin são os responsáveis pela ideia. Durante os últimos anos Emma visitou o país africano em quatro ocasiões, isso tornou possível a criação de um jogo que vem especificamente ao encontro das necessidades da comunidade local.

A poderosa ferramenta educacional, que é capaz de fazer com que crianças e adultos determinem o grau de importância de seus recursos naturais, já alcançou diversas escolas da região.

Durante uma visita ao Lago Bogoria, o estudante de Ciência Interdisciplinar, Matt Howard, fez uma análise de como as crianças recebiam o jogo e quais eram os ideais transmitidos a elas. Em resposta ele recebeu comentários sobre a importância de água, e que não há vida sem esse bem precioso, e percebeu que as crianças absorveram a necessidade de cuidar do meio ambiente, já que somos “guardiões dele”.

Além de promover a conscientização, Emma Tebbs, uma das criadoras do jogo, criou um fundo de ajuda aos quenianos. Através de doações feitas em seu site a britânica conseguiu ajudar Ezequiel Chebii, um dos nativos que colaborou na elaboração do jogo, a concluir seus estudos. O intuito da reserva é poder fazer o mesmo com outras pessoas da região. Para baixar o jogo clique aqui.

Fonte : Redação CicloVivo


Nenhum comentário: