2leep.com



O que cada um pode fazer, em seu dia-a-dia,
para ajudar no enfrentamento do aquecimento global

Mônica Pinto / AmbienteBrasil (*)


A luta contra o aquecimento global implica em muito mais do que políticas públicas de relevo neste sentido, a exemplo da adesão ao Protocolo de Kyoto. Procedimentos simples, adotados rotineiramente por cada cidadão e cidadã, podem impactar positivamente essa trajetória. ...
A continuar esse padrão, cientistas estimam que um terço de todas as espécies existentes poderão estar extintas até o ano de 2050. O Brasil é um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas e, nesse cenário, a floresta amazônica corre o risco de se tornar um grande cerrado.

...
A pressão popular é fundamental para que os poderes públicos elaborem e executem políticas que contemplem, portanto, a mitigação dos efeitos do aquecimento global. Entre essas políticas, Miriam Duailibi apontou como prioritárias a busca por fontes alternativas e renováveis de energia e o desenvolvimento de produtos inteligentes, ou seja, não poluentes, de boa durabilidade e recicláveis. Mas, afora essa pressão, cada pessoa pode também priorizar algumas ações que não só vão auxiliar o planeta nesta grande batalha, como têm ainda o mérito de reduzir gastos.
...

Confira as dicas do curso sobre o “Como agir” da sociedade:

- Redução de uso do transporte individual;
- Plantio de árvores e jardins;
- Permeabilização do solo urbano. ===> Isso significa usar menos concreto em calçadas e pátios, por exemplo, dando preferência à grama;
- Redução no consumo de eletricidade;
- Mudança de hábitos de consumo;
- Investir em hortas e pomares agroecológicos;
- Pressão junto aos órgãos públicos para que façam a parte deles;
- Fim da queima do lixo doméstico, ainda muito freqüente sobretudo na zona rural;
- Democratizar o conhecimento sobre aquecimento global.


Matéria na Integra in Ambiente Brasil

2 comentários:

greentea disse...

vou tentando , sempre que possivel.

na aldeia tudo se aproveita e recicla; na cidade por vezes é mais dificil....


beijos ecológicos e solidários

Dalaila disse...

Eu que tenho estudei Ambiente, e trabalho tamb+em na mesma área, que os nossos pequenos gestos, unidos são muitos, somos muitos e teremos mesmo que fazer alguma coisa, as pessoas não acreditam mas o mundo daqui a 50 anos será diferente.

A água é um, problema enorme também, acrescento às tuas o poupar água, sempre.

Obrigada por lembrares aqui estas questões, e não terá sido por acaso que o Al Gore ganhou o nobel da Paz... (eu nem gosto muito dele, mas o trabalho que desenvolveu foi importante)

Beijo